Ensinando Física por meio do Radioamadorismo

Como professores de Física percebemos, tanto no contato com os alunos, como com outros docentes, que o ensino da Física, muitas vezes, é visto como um simples decorar de conceitos e fórmulas com a intenção única de “livrar-se” de um resultado insatisfatório, o que traria inconvenientes ao discente, como a necessidade de mais horas decorando as tais leis, teorias e fórmulas, para passar por uma entediante recuperação, ou, pior ainda, ser reprovado ao final do ano letivo. Poucos são os alunos que, efetivamente, vêem sentido no estudo da Física, e percebem que para melhor entender nosso mundo e ter uma sólida formação como cidadão frente aos diversos avanços tecnológicos de nossa sociedade, é necessário ter conhecimentos mínimos dos conceitos físicos envolvidos no dia a dia.

Buscando oferecer uma maneira diferenciada, inovadora e motivadora para desenvolver o processo ensino-aprendizagem, implementamos no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) a proposta de ensinar Física através do radioamadorismo. Para tanto, foi proporcionado, aos alunos, um ambiente contextualizado que os motivou a aprenderem significativamente alguns conceitos físicos, além de ter propiciado rica interação social, evidenciada na realização das atividades de montagem, instalação, operação e manutenção de material elétrico e equipamentos eletrônicos relacionados à estação radioamadora.

Este projeto criou um espaço dentro do CMPA, onde foi instalada uma estação radioamadora, tendo como anexo uma oficina de eletricidade e de eletrônica que, a partir deste trabalho, estão permanentemente integradas aos equipamentos didáticos do colégio. Com a finalidade de nomear a atividade extracurricular e definir o ambiente de trabalho, uma vez concedido o indicativo rádio PY3CM, pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), foi criado o Clube de Radioamadores do Colégio Militar de Porto Alegre.

Este texto de apoio ao professor de Física apresenta o produto educacional “Ensinando Física através do Radioamadorismo”, que resultou no Mestrado Profissional em Ensino de Física de um dos autores (GCB), e visa orientar os educadores que se motivem a replicar o projeto. Para possibilitar a implantação deste projeto foi produzido um “Guia do professor”, com informações básicas sobre como obter autorização junto às autoridades competentes, legislação pertinente, material rádio e ferramental necessário, além de um conjunto de material instrucional específico na modalidade de apostilas, que pensamos ser suficiente para o desenvolvimento das atividades de uma estação radioamadora didática. Pode-se acessar a integra da dissertação no repositório digital Lume da UFRGS em:

Porto Alegre, agosto de 2012.
Gentil César Bruscato
Paulo Machado Mors

Vide a obra em: http://www.py2gw.qsl.br/py2get/fisica.pdf

Esta entrada foi publicada em cursos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.